Ser empreendedor - resumo
Há a constante necessidade de observar o mercado e se adaptar à sua metamorfose, onde novas empresas (e com elas a oportunidade) surgem num piscar de olhos, bem como aquelas que não se enquadram, abandonam o mercado: este é o momento ideal para aqueles que são visionários exporem suas ideias a fim de ampliar o leque de qualidade de bens e serviços oferecidos.
No entanto, não se pode encarar o empreendedorismo apenas como uma forma restrita de aumentar a produção e, por sua vez, o lucro nos negócios. Uma visão mais cuidadosa engloba outros aspectos nessa situação, bem como a satisfação pessoal. Ser empreendedor também envolve uma análise sutil do sistema institucional, onde é notada claramente uma iniciativa de incentivos dos sistemas de apoio nos países mais ricos, o que nem sempre acontece em outros menos desenvolvidos. Esta é apenas uma das principais debilidades que limitam a atividade empreendedora apontados pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), juntamente com algumas condições nacionais favoráveis ou desfavoráveis ao empreendedorismo como o governo, mercados financeiros, tecnologia, investigação e desenvolvimento, educação, infra-estruturas, gestão, mercado de trabalho, instituições e o grau de abertura.
Ainda sob essa perspectiva, são consideradas também algumas determinantes pessoais do empreendedorismo. A necessidade (esteja ela ou não relacionada ao desemprego) que algumas pessoas têm de construir sua própria empresa ao avistar uma oportunidade que pode ser aproveitada; às oportunidades de negócio que estão disponíveis no mercado para serem exploradas; a capacidade de percepção do indivíduo, de saber quais são as suas limitações e até onde vai a sua alçada para tocar um negócio. É