fundamentos geral de sistemas
Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização e uma instituição qualquer; um negócio, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um na organização perfeita definidas por postos em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.
É precisamente uma rede que define a função de cada um partindo do chefe até o empregado ou colaborador do escalão mais inferior do sistema. Uma plataforma organizativa que ademais define a função a ser desenvolvida por cada um dentro desse sistema organizativo.
Vantagens e Desvantagens de um Organograma
Uma vantagem é que os empregados e outras pessoas podem contar com um quadro que mostra como a organização está estruturada. No organograma aparecem os administradores, os subordinados e as responsabilidades. Além disso, se é preciso alguém para cuidar de um problema específico, o organograma mostra onde esta pessoa pode ser encontrada. Por fim, o processo de construção do organograma permite que os administradores identifiquem exatamente os defeitos de organização – como fontes de conflitos ou áreas onde esteja havendo duplicação desnecessária de trabalho.
Permite rapidamente visualizar quem é quem na estrutura, ou seja, quais os órgãos de linha, quais os de assessoramento, quem está subordinado a quem, quais os órgãos que mantêm ligações funcionais etc.
Possibilite melhor compreensão dos fluxos de autoridade, dos relacionamentos formais, de caráter hierárquico ou funcional.
Demonstra a importância dos órgãos em termos hierárquicos, assim como das atividades exercidas através da especialização dos mesmos.
Podemos dizer que a única desvantagem dos organogramas é que há muitas coisas que eles obscurecem ou não mostram. Por exemplo, eles não mostram quem tem mais responsabilidade e autoridade em cada nível administrativo. Tampouco indicam as relações informais da organização e os canais de comunicação,