Mundializaçao Financeira incom
Esta mundializaçao como diz Chesnais vem de dois movimentos distintos, o primeiro da acumulaçao inédita e inenterrupta de capital na historia do mundo desde 1914, a segunda provem da desregulamentaçao do mercado e da diminuiçao das conquistas sociais, como direitos trabalhistas, advindos de politicas neo-liberais no inicio da decada de 80. Ou seja estes dois movimentos aliados deram força a expansão do capital financeiro permitindo a transição de um sistema financeiro administrado pelo Estado para um adiministrado pelo mercado.
A centralização de todo esse capital reorganizaram toda a política e a economia global. O Neo-liberalismo tem como suas características a desregulamentação e a liberdade de mercado sem a interferência do Estado, ou seja, dar espaço para o capital financeiro se expandir e dominar todo o mundo. Neste contexto as multinacionais ganham o controle do trabalho, da produção e dos mercados. Chesneis utiliza o conceito de Oligopólio para explicar a organização destas empresas pelo mundo, mutuamente buscando benefícios em detrimento da população porém tambem ocorrendo uma rivalidade industrial, concorrendo por espaço no mercado.
Porém a partir dos anos 80 o investimento direto passa a tomar outras formas. São verificadas novas articulações do mesmo, como por exemplo: Fusões e consórcios. Este investimento externo agora é responsavel pela criação de novas capacitações tecnologicas, organizacionais e produtivas.
"Na verdade o papel produtivo pelos investientos estrangeiros, desde o fim do século XIX, na determinaçao das especializações comerciais dos vários países e regiões do