culinaria quilombola
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS – ICJ
DIREITO SOCIO-AMBIENTAL NA AMAZÔNIA
PROFESSORA: SYGLEA REJANE MAGALHÃES LOPES
PRÉ- PROJETO DE PESQUISA: ASPECTOS DA CULINÁRIA DO QUILOMBO ITACOÃ MIRI.- ACARÁ – PARÁ
BELÉM
2014
PRÉ- PROJETO DE PESQUISA: ASPECTOS DA CULINÁRIA DO QUILOMBO ITACOÃ MIRI.- ACARÁ – PARÁ
Trabalho apresentado pelos alunos Felipe Wallan da Costa Nazareth, Maurício Fontes do vale, e Neuza Dias carneiro, como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina Direito Sócio-ambiental na Amazônia
BELÉM
2014
PRÉ-PROJETO DE PESQUISA:
1. Tema: Projeto de Pesquisa: A Culinária do Quilombo Itacoã Miri.- Acará – Pará.
2. Sub-Tema: Os Aspectos atuais da Culinária da comunidade Quilombo Itacoã Miri.- Acará – Pará.
3. Objetivo Geral: Analisar os aspectos presentes na culinária da comunidade quilombola Itacoã Miri, localizada no município do Acará, na região Nordeste Paraense.
4. Objetivos Específicos: Fazer o levantamento dos dados coletados por meio de entrevistas com quilombolas da comunidade, para o levantamento sistematizado da situação Culinária no quilombo, objetivando analisar o que plantam, quem cozinha, se eles compram a comida em outro local, se existem receitas de família e se há a influência de outras culturas na culinária deles.
5. Metodologia: Adotar-se-á a metodologia de pesquisa por entrevistas com quilombolas, residentes na comunidade e que trabalham na cidade de Belém, e posteriormente em uma exposição, através de banners, por meio deste contato, o público poderá perceber como uma cultura tradicional quilombola está presente no cotidiano e na história de muitas famílias brasileiras. O modelo de oficina proporcionará aos participantes um espaço de diálogo aberto em que o público poderá estar à vontade para realizar perguntas e conhecer melhor a história dos quilombolas.
6. Justificativa: A culinária é um aspecto muito relevante