resumo do livro oq ue é o sus
ALTERNATIVAS
VALENÇA-BA
07/11/2014
MÃE CANGURU
Atenção humanizada ao recém-nascido de Baixo peso
HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO PERINATAL
Em todo o mundo, nascem anualmente 20 milhões de crianças prematuras e com baixo peso.
Destas, um terço morre antes de completar 1 ano de vida. No Brasil, a primeira causa de mortalidade infantil são as afecções perinatais, que compreendem os problemas respiratórios, a asfixia ao nascer.
Além disso, muitos bebês são acometidos de distúrbios metabólicos, dificuldades em alimentarse e para regular a temperatura corporal.
MÉTODO MÃE CANGURU
É um tipo de assistência neonatal que implica contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso, de forma crescente e pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente, permitindo, dessa forma, uma maior participação dos pais no cuidado a seu recémnascido.
A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso, ligeiramente vestido, em decúbito prono, na posição vertical, contra o peito do adulto. só serão considerados como método canguru os sistemas que permitam o contato precoce, realizado de maneira orientada, por livre escolha da família, de forma crescente e segura e acompanhado de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada. INTRODUÇÃO HISTÓRICA
Em 1979, os doutores Héctor Martínez e Edgar Rey
Sanabria, do Hospital San Juan de Dios – Instituto MaternoInfantil (IMI) de Bogotá, na Colômbia, iniciaram uma grande transformação na concepção e na forma de lidar com o recémnascido prematuro e de baixo peso.
Os recém-nascidos estavam sujeitos a uma situação crítica de superpopulação (mais de uma criança em cada incubadora), a infecções cruzadas e a ausência de recursos tecnológicos. O desmame precoce determinava a utilização de fórmulas infantis na alimentação dos bebês. A mortalidade neonatal era extremamente alta e o abandono materno, freqüente.
Por que “Mãe