AS DIFEREN AS SOCIAIS
AS DIFERENÇAS SOCIAIS
1
AS DIFERENÇAS SOCIAIS
2
Desde o sec.XIX muitos vinham lutando por sociedade igualitária. O termo “igualitária” foi entendido por muitos de forma equivocada, como se fosse possível construir uma sociedade de iguais.
A utopia igualitária esteve bastante presente durante o sec.XX, e não condiz com a realidade humana e sua complexidade. A utopia da igualdade está na obtenção de direitos iguais a todos, independente de sua condição social, sexual, de raça, de etnia, etc.
O atendimento das necessidades básicas: alimentação, moradia, saúde, bem-estar social, deve integrar os direitos fundamentais da existência humana. fundamentos de Sociologia Geral
AS DIFERENÇAS SOCIAIS
3
As diferenças entre os homens permitirão que ao longo de sua vida, de acordo com a sua capacidade e habilidade de trabalhar com aquilo que possui de melhor, permitam-lhe avançar em termos de atendimento de suas necessidades que além de básicas compreenderão outras de cunho estético ou artístico por exemplo.
Desse modo a existência de algum grau de diferenciação social sempre haverá, onde terão mais afinidade aqueles que ocupam determinada posição e consequentemente se formarão camadas sociais hierarquizadas. fundamentos de Sociologia Geral
4
A ESTRATIFICAÇÃO
SOCIAL
A expressão estratificação social se refere à divisão da sociedade em camadas (ou estratos), na qual os ocupantes têm acesso desigual a oportunidades sociais e recompensas.
A expressão Estratificação Social referese aos estratos ou camadas sociais que se superpõem constituindo uma certa hierarquia social.
Aqui “estrato” significa um conjunto de fundamentos de Sociologia Geral pessoas que detêm o mesmo status ou
SOCIEDADES ESTRATIFICADAS
5
Sociedades estratificadas podem ser estruturas de castas, estamentos ou classes sociais.
Dentre os fatores principais que levam à estratificação estão: a competição, o conflito, a divisão do trabalho e a