Fundamentos filosóficos
É necessário que haja uma transformação na concepção de ensino-aprendizagem, uma vez que a decadência da sociedade com problemas de aprendizagem e inclusão social se mostra de forma tão atenuante.
Diante desses relatos, este trabalho trata da necessidade dessa transformação apresentando, a importância da filosofia na educação, no mundo e a dificuldade de sua implementação no currículo escolar e desigualdades que estão inseridas no ambiente social, cultural e educacional. Também são citadas as diferenças da escola do futuro que já são utilizadas por uma pequena minoria de alunos em algumas regiões, a influência. da Indústria Cultural que atua fortemente dentro das escolas ditando regras e condutas; e mostra a relação da teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil.
1. A FILOSOFIA NA SOCIEDADE E NO MUNDO ATUAL
A IMPORTÃNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO EM QUE SE VIVE E AS DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO DESTA DISCIPLINA NO CURRÍCULO ESCOLAR
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance um estado pleno de satisfação, que ocasionará um momento de felicidade.
Pois a filosofia em sua finalidade fazer com que ele entenda o breve momento atingido.
Podemos dizer que sua missão principal, é tornar viável, possível, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao sujeito mudanças de comportamento em relação ao meio em que vive.
A filosofia como todas as disciplinas visam em primeiro lugar o conhecimento.
O conhecimento que se refere é aquele que dá unidade e sistematiza o corpo da ciência, e que resultam de um exame crítico dos fundamentos de nossas convicções, preconceitos e crenças.
O ensino da