Pre projeto
APRESENTAÇÃO O Brasil foi descoberto em 1500 por Pedro Alvares Cabral, e vendo que esta terra se encontrava rodeado de riquezas como o pau-brasil, minas de ouro, entre outros, decidiram então colonizar. Mas diferentes de outros países que foram colônias de povoamento, no Brasil ocorreu à colonização exploração, onde o único objetivo era o de retirar as riquezas e leva-las para Portugal. Durante esse processo, tentaram escravizar os indígenas aqui encontrados, mas como não conseguiram, a alternativa encontrada foi o trafico de negros vindos da África para aqui trabalhar. Estes foram escravizados, sofreram maus tratos desde a vinda para o Brasil, passaram por inúmeras humilhações, castigos, horas exaustivas e ininterruptas de trabalho forçado. Toda essa cultura deixada pelos colonizadores tiveram certas influencias na formação da nossa sociedade, e este estudo tem como intuito diagnosticar se as disparidades econômicas, preconceito racial, discriminações de religião, entre outros males que encontramos hoje sofridos pelos negros no Brasil, são decorrentes da escravidão e do processo de colonização, e como ameniza-las.
PROBLEMATIZAÇÃO Qual o motivo da nossa sociedade se encontrar com grandes desigualdades econômicas? Como surgiu esse culto de superioridade da raça branca sobre a negra? Porque mesmo após 124 anos da abolição da escravatura algumas pessoas pensam que os negros servem apenas para servir os brancos?
OBJETIVO GERAL Compreender por meio de dados históricos qual a parcela de influência da escravidão na formação dos padrões culturais, quais as consequências geradas por ela tanto no aspecto econômico, cultural e social. E como a população pode agir para tentar mudar essa situação.
OBJETIVO ESPECÍFICO Pretende-se compreender por meio de um estudo sobre a formação social do Brasil através da colonização-exploração; identificar se as mazelas que encontramos na sociedade como o