Fundamentos filosóficos da educação
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera- UNIDERP.
Taubaté/SP
2012
A Natureza da Filosofia e o Seu Ensino
A filosofia diferencia-se de outras disciplinas por não haver concordância de opiniões, trabalhando com coisas concretas, utilizando a razão em suas discussões. Com a existência de vários filósofos, ficou ainda mais difícil compreender a disciplina, pelo fato de a filosofia estimular o pensamento e a discussão, porém não atingir resultados concretos.
A filosofia é importante na formação de uma pessoa. A mesma leva o indivíduo a pensar e não apenas absorver um conhecimento já pronto, essa disciplina sai do foco das instituições de ensino.
Ao contrário da filosofia o cientismo consiste na idéia que uma disciplina assim como a matemática precisam de resultados substanciais definitivos ou quase definitivos. As instituições de ensino são direcionadas a ensinar resultados concretos, pois a ausência dos mesmos levanta problemas importantes. Por exemplo, não saber o que há para ser ensinado, as diferentes teorias dos filósofos, as competências e conteúdos centrais da disciplina.
A filosofia é baseada na experiência e não apenas no estudo. É um modo de pensar, ter uma postura diante do mundo. Nessa disciplina não é necessário o uso de laboratório, neste aspecto a filosofia aproxima-se da matemática, mas se utilizamos o cientismo, indicara que apenas a matemática é uma disciplina “a priori ’’. Isso acontece pela falta de resultados consensual de filosofia, não existe qualquer método formal de prova.
Um dos problemas da filosofia é não recorrer a estudos que utilizam métodos empíricos nem formais. Não devemos interpretar que essa disciplina é