Fundamentos Filosoficos
UTA: Fundamentos da Educação, Fase 2
Fundamentos Filosóficos
Maria do Socorro De Souto Dantas
RU:985079
PAP: Patos- Pb
Introdução
Entendemos que a função primordial dos fundamentos da educação é a de mediação no processo de reflexão critica da prática pedagógica. É necessário ser analisado como um todo, assim ligado às questões sociais, psicológicas, biológicas e filosóficas. Os fundamentos da educação é o alicerce do fazer diário do profissional da educação, pois engloba todos os aspectos formadores do ser humano.
As disciplinas apresentados e estudadas nesta UTA: Fundamentos da Educação - Fase 2 são: Fundamentos Filosóficos da Educação e ACC: Ética e Educação.
As dinâmicas de estudo foram: aulas expositivas; estudo de textos; produção do portfolio; resolução das questões colocadas pelos nossos Professores. Utilizamos recursos sugeridos pelo AVA como: TV, vídeo, radio web, artigos, slides das aulas, pesquisa na internet, entre outros para a melhor compreensão dos estudos. 1. Fundamentos Filosóficos da Educação
1.1. O pensamento grego antigo, medieval e moderno
Se você já se pegou pensando em "como" e o "por que" de seu comportamento? Você está filosofando. A filosofia surgiu para romper os mitos e responder de maneira racional. Na antiguidade a preocupação do homem era com perguntas como: O que é o homem? O que é cosmos? Eles procuravam participar da vida pública onde geralmente havia discussões, pois o problema era sobre a verdade e cada um tinha um modo de pensar. Os sofistas diziam que a verdade não existe é sempre duvidoso a solução seria tem haver com ética tudo é uma questão de como se é visto.
Sócrates, um dos mais importantes pensadores dizia que a razão é capaz de alcançar a verdade, apesar de não deixar nada escrito, o que sabemos hoje a seu respeito, foi pelos seus admiradores e inimigos. Ele era acusado de corromper os jovens pelo fato de sair em praças públicas conversar. Chamava atenção pelo seu questionamento de que