fundamentos filosoficos
Pedagogia – Licenciatura
Fundamentos filosóficos da educação
Tutor: Simone Schneider Denzin
Adriana Zacharias – RA: 5700165600
Celidalva Santos da Silva Pereira – RA: 5727174768
Luciana Silva Aguiar – RA: 5727174780
A Filosofia como Ciência na Educação
São Paulo, 16 de setembro de 2012
Fundamentos Filosóficos da educação
A Porta Para o Inferno - Auguste Rodin Le Penseur (O Pensador)
Auguste Rodin, foi um importante escultor francês nasceu em Paris em 12/11/1840, faleceu na Comuna francesa de Meudon em 17/11/1917.
O escultor francês criou sua obra como proposta de Dante - Portões do Inferno - posteriormente Rodin autorizou 20 (vinte) réplicas da escultura. Ele via o nu como renascimento, tinha uma grande admiração por Michelangelo.
A imagem passa calma, nos fazendo imaginar que ele está preso nos próprios pensamentos.
Para Rodin, as pessoas pensavam e se elevavam para um mundo bem acima do intelectual ou físico.
Rodin ainda passa o sofrimento das pessoas, assim chamando a atenção dos maiorais para que tomassem as medidas cabíveis e resolvessem os problemas da sociedade da época.
As dificuldades da filosofia no currículo escolar
Segundo Desídério Murcho o Ensino da Filosofia é muitas vezes de má qualidade devido à incompreensão da natureza da própria filosofia e do conhecimento em geral.
Neste artigo ele procura mostrar que a filosofia, difere apenas em grau e não em espécie, de outros tipos de conhecimento, e retiro daí conseqüência para o ensino.
Logo se entende que ensinar filosofia é ensinar o endivido a pensar, criticar sobre os problemas, teorias e os argumentos da filosofia. Mas para isso o aluno tem de ter argumentos crítico e informações de determinados assuntos para debater de igual para igual sobre as ideais filosóficas.
A filosofia distingue-se de disciplinas como, historia ou física por apresentar