Fundamentos filosoficos da educação
Os filósofos caracterizam a filosofia como sendo uma ciência da natureza, depois com a vida do homem em sociedade, os valores e virtudes individuais e coletivas, onde o objetivo era a felicidade humana. A filosofia foi marcada pela cosmologia, pela antropologia e pela ética. Refere-se aos primeiros filósofos e de onde eles eram. A filosofia surgiu na Grécia, mais preciso nas colônias gregas. Este texto nos deixa a ideia do desenvolvimento regular do comércio e da introdução do uso da moeda, da escrita e do artesanato. Destaca as ideias de Marx, defende que podemos inovar para melhorar. Para Tales o principio fundamental das coisas vivas no universo é a água. Ele é lembrado também como matemático, astrônomo, músico e médico. Pitágoras defendia a ideia de que existia uma diferença entre o mundo dos astros e o mundo terrestre. Foi ele que descobriu a lógica da matemática.
Aristóteles conhecido como o pai da metafísica e da lógica, defende a filosofia do ser e investigam quais são as verdades e as mentiras para desenvolver o melhor raciocínio para depois explicá-lo. Sócrates é a figura central da filosofia e foi à pessoa mais sábia da Grécia. Ele reconhecia que na ignorância era o primeiro passo para a sabedoria e que a felicidade esta no conhecimento. Foi soldado, político, professor, mestre e morreu condenado a beber veneno pela sua cidade. Investigava a sabedoria de poetas, artesão Sócrates chega a uma conclusão de que só os poetas possuem a verdadeira sabedoria. Onde Sócrates tinha dois métodos de investigação a ironia e maiêutica ambos métodos era utilizado o diálogo através de perguntas que buscavam mostrar a incoerência de seus pensamentos. Sócrates diz ainda que a sabedoria vem do conhecimento que torna o homem incapaz de fazer injustiça.
O nascimento da filosofia: os filósofos da natureza e Sócrates pode-se observar que a filosofia e uma forma de compreender a sociedade diferente da religiosa. A filosofia sempre