Fundamentos filosoficos da educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Nomes:
Sônia Cristina Ito de Moura (R.A 5531100476)
Edna Araujo dos Santos (R.A 5570136094)
Andréia Pedroso Lopes (R.A 5568131065)
Daiane Romano (R.A 5308955833)
Atividade Pratica Supervisionada (ATPS)
Entregue como requisito para conclusão da disciplina
Psicologia da Educação, sob a orientação do professor-tutor a distancia
Claudia Maria de Souza Oliveira
Santo André, setembro de 2012.
Introdução
Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso critico e, consequentemente auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a Educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Deste modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da Filosofia para a Educação.
Iremos evidenciar nesta pesquisa as dificuldades de implantação da filosofia no currículo escolar, as desigualdades de uma sociedade em pleno XXI no âmbito escolar, e algumas consequências e desigualdades do sistema educacional.
Texto: “A Natureza da Filosofia e seu Ensino”
A Filosofia não é uma disciplina empírica, como a história ou a física. É uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. Neste aspecto, a filosofia está mais próxima da matemática, que é também uma disciplina a priori.Apesar de a filosofia ser uma disciplina a priori, a informação empírica pode ser relevante em muitas das suas áreas.
A filosofia esta ligada a outras matérias como a Biologia, por exemplo, que permite lhe dar resultados empíricos, porém precisa-se de um filósofo para defender o que se está sendo estudado. O argumento tem que ser filosófico porque as sua premissas fundamentais são a priori.
A filosofia é inevitável, qualquer argumento que vise refutar a filosofia é auto-refutante porque nunca será um argumento científico, mas sim