Fundamentos filosoficos da educação
FILOSOFIA
Introdução
Neste trabalho abordaremos a importância e as dificuldades da implantação da filosofia no currículo escolar. E através deste compreenderemos melhor por que a grande maioria dos filósofos defende que a filosofia é a essência do ser humano, e como a aplicação da filosofia no campo das reflexões pedagógicas desenvolve o instinto argumentativo das crianças desde a primeira idade.
A natureza da Filosofia e o seu Ensino
A filosofia é um ramo de conhecimento que pode ser caracterizado de três modos,seja pelos conteúdos ou temas tratados,seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Em relação aos conteúdos, contemporaneamente a filosofia trata de conceitos como beleza, justiça, verdade. Mas nem sempre a filosofia, tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo na Grécia a filosofia tratava de todos os temas, já que até o século XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia, assim na Grécia ela incorporava todo o saber. No entanto, a filosofia inaugurou um modo novo de tratamento dos temas a que se passa a se dedicar, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo até então vigente. Isto pode ser verificada a partir de uma análise da assim considerada primeira proposição filosófica.
A filosofia é a essência do ser humano é o ato de questionar, discutir, investigar e refletir. Um dos elementos caracterizadores da filosofia é a argumentação, é um elemento essencial, sem o qual não seria possível discutir os problemas que coloca. Argumentar não é mais nem menos do que aquilo