escola
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR:JÚLIO RODRIGUES
Série/turma:1° C (Ensino Médio) - IV bimestre
A(S) GINÁSTICA(S) COMO ELEMENTO(S) DA CULTURA
A Ginástica foi criada pelos gregos antigos - Gymnastiké - , sendo compreendida como a “arte de exercitar o corpo nu”. Englobava, assim, todas as práticas corporais então conhecidas e vivenciadas em um espaço especialmente montado, o Gymnasium. Sendo assim, quando de sua criação, o termo Ginástica se referia ao conjunto de “atividades como corridas, saltos, lançamentos e lutas,[que, como o avançar o processo histórico,] tem evoluído para formas esportivas claramente influenciadas pelas diferentes culturas.”
Essas práticas se davam em estado de nudez devido à beleza corporal da qual os gregos se orgulhavam e que, hoje, também por herança helênica, temos o conceito de estética.
Diante do caráter ritualístico-religioso de suas celebrações, notadamente dos Jogos Olímpicos, a Grécia Antiga é responsável pela construção e evolução de muitas de nossas práticas corporais hodiernas. Em meio a essas práticas, destacamos a Ginástica que, com o avançar do processo civilizatório, tem se transmutado de várias formas em função dos diversos contextos socioculturais, mas sem perder sua “essência original”; qual seja, o desenvolvimento do corpo.
Os exercícios físicos exerciam uma importância fundamental na vida dos homens, desde os tempos mais remotos. No mundo helênico, a competição nasceu indubitavelmente, primeiro da ginástica, que teve origem diretamente, não somente das exigências utilitaristas que a natureza impunha ao homem, mas como já temos visto precedentemente, das motivações culturais, religiosas e fúnebres.
Com isso, percebemos que, mais do que uma intencionalidade unicamente voltada para a manutenção/promoção da saúde, a Ginástica como um conjunto organizado de exercícios corporais, é fruto de um contexto histórico-social que a