Sistema Circulatório
Podemos imaginar o sistema circulatório, ou cardiovascular, como a vida em um país. Para seu bom funcionamento, ele é influenciado pelo transporte e comunicação, rotas aéreas e fluviais, as ferrovias e rodovias fazem a distribuição constante de produtos que garantem o bem estar da população e o progresso da nação. Quando há guerra, o sistema de comunicações toma uma importância ainda maior, pois é por meio dela que são conduzidas as tropas de defesa.
No que se diz a transportes e comunicação, o corpo humano se assemelha muito a um país, pois, aquilo que em uma nação são estradas e ferrovias, em nosso corpo são representados por veias e artérias, que tem por finalidade distribuir suprimentos indispensáveis para a vida e o bem estar do ser humano. Essa semelhança acentua-se ainda mais quando nosso organismo é atacado por vírus, bactérias ou infecções, pois é o sistema circulatório que transporta os glóbulos brancos rumo as áreas afetadas.
O sistema cardiovascular é responsável pela circulação de nutrientes, hormônios e oxigênio por todo o corpo, sendo também responsável por remover as toxinas de órgãos e tecidos. É constituído pelo coração, veias e artérias.
Principais Órgãos do Sistema Circulatório
Coração: é o principal constituinte do sistema circulatório. É um órgão formado por músculos, e divide-se em dois lados, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, e átrio direito e ventrículo direito. Seu lado esquerdo é responsável pela grande circulação, a qual bombeia sangue para todo o corpo e distribui e retira substâncias como o oxigênio e o gás carbônico. Seu lado direito é responsável pela pequena circulação, que, apesar de possuir um trajeto menor que a grande circulação, é igualmente importante, pois tem como função bombear o sangue do lado direito do coração até os pulmões, onde, dentro desse órgão, ele recolhe o oxigênio e libera o dióxido de carbono. Após isso o sangue vai para o lado esquerdo do coração e retorna a grande