Fundamentos filosoficos da educação
RIO NEGRO
2011
Introdução
De origem grega, a palavra filosofia significa amigo da sabedoria. Desde a antiguidade, a surpresa e o espanto perante o mundo levam o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência. Todos os aspectos da cultura humana podem ser objetos de reflexão. A questão central de cada corrente filosófica está inserida na estrutura econômica, social e política de determinado momento histórico. O sentido etimológico da filosofia e o seu contexto histórico visam o esforço da razão pura para questionar problemas humanos e discernir entre o certo e o errado através da própria razão humana.
A palavra filosofia é utilizada pela primeira vez por Pitágoras, por volta do século VI a.C., quando se dá a passagem do mundo mítico para a consciência racional. Nesta época, surgem os primeiros sábios.
A Filosofia é um dos mais úteis de todos os saberes de que os seres humanos são capazes. Tem como objetivos o abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum; não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos; buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história; conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política; dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos.
Apenas a partir do século XVII, com o nascimento da ciência moderna, começou a existir uma separação entre a ciência e a filosofia. Neste movimento de separação, cada ciência vai-se autonomeando e definindo o seu próprio objeto e método.
Principais Áreas de Discussão da Filosofia
A Filosofia é uma das mais antigas das ciências e, como tal, ela abrange várias áreas. Apenas pra ter um vislumbre da sua seriedade e sua abrangência aqui estão algumas de suas áreas de estudo.
- Lógica => É o ramo da