fundamentos do serviço social
1- Diagnóstico social apresenta uma metodologia de estudo diagnóstico e tratamento para o atendimento de casos.
2- DIAGNÓSTICA: Teve a influência da teoria freudiana e considera como problemas os resultantes da capacidade do individuo em enfrentar pressões internas e externas e tem como meta o aumento dessas capacidades pelo fortalecimento do ego individual.
FUNCIONAL: O processo terapêutico é uma forma de relação social, a vontade positiva do individuo é o centro de mudança da personalidade. VONTADE= PODER. A terapia é breve e depois disto o paciente deve ser capaz de funcionar sozinho.
3- Os problemas são vistos como produto de uso destrutivo das relações interpessoais.
4- Na escola diagnóstica o ssocial de caso é como um tratamento planejado e dirigido a uma meta com base no diagnóstico, que revela tanto o conteúdo factual, intelectual e emocional, envolvendo o cliente, já na escola funcional o termo tratamento foi substituído por processo de ajuda o ssocial de caso constitui um método de administrar um serviço especifico através de uma obra social, utilizando compreensão psicológica e habilidade no processo de ajuda ,quando através do relacionamento, assistente e cliente descobrem o que deve ser feito com a ajuda oferecida.
5- O modelo psicossocial constitui um sistema teórico de abordagem para o serviço social de caso no qual a configuração gestáltica ¨ pessoa-em-situação. ¨
6- Seus principais elementos são; a) crescimento com propósito, b) o crescimento humano como processo, c) a natureza do individuo.
7- Corner afirmava tanto o crescimento físico quanto espiritual, é influenciado pelo desejo de alcançar propósitos e pelo