Fundamentos do Pensamento Administrativo
Disciplina: Fundamentos do Pensamento Administrativo
Professora: Lidiani Picolotto da Silva
Acadêmica: Diana Sikorski LeiriasRA: 163076º Período
Trabalho para o Primeiro Bimestre (2014 I)
Introdução
O presente trabalho apresenta a Abordagem Clássica da Administração, dividida em Administração Científica apresentada por Frederick Winslow Taylor e a Teoria Clássica desenvolvida por Henry Fayol, está abordagem foi que deu sustentação para todas as demais que surgiram com o decorrer dos estudos.
A Abordagem Humanística da Administração surgiu a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, ocorre com o aparecimento da Teoria das relações humanas, com a Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, os estudos são realizados dentro de uma fábrica.
A Abordagem Neoclássica da Administração nada mais é um aperfeiçoamento da teoria clássica, adaptada aos problemas atuais. A Teoria Neoclássica preocupam-se em estabelecer normas de comportamento administrativo, apresenta-se também a administração como Técnica Socias, os aspectos administrativos comuns às organizações e as funções do administrador.
A Administração por Objetivos (APO), surgiu na década de 1950 com Peter F. Druker, como método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido, assim como as fixações dos objetivos.
A Abordagem Estruturalista da Administração é dividida em: Modelo Burocrático da Administração e Teoria Estruturalista da Administração, o modelo burocrático surgiu por volta dos anos 1940, apresentando características da burocracia, as vantagens da burocracia e o Modelo Burocrático de Merton. A Teoria Estruturalista da Administração, essa teoria parte do conceito de estrutura, contemplando a sociedade de organização, além de abordagens como a organização formal e informal e as Tipologias das organizações.
Todos essas abordagens foram se aperfeiçoando com o decorrer do tempo para se adaptar