Fundamentos do empreendedorismo
Segundo Marcelo Nakagawa o empreendedor comete muitos erros, o principal deles é ficar sozinho, eles começam um negócio e devido a tantos desafios acabam se afastando das oportunidades de aprendizado e oportunidades da interação. Cita também, que eles podem e devem buscar ajuda, e nada melhor que outro empreendedor que atue no seu seguimento, isto é prática de alguns empreendedores bem sucedidos, eles se reúnem por mês ou a cada bimestre para discutir o mercado, para discutir o fornecedor, o prestador de serviço e também reúna outros empreendedores que não atuem no mesmo seguimento.
Marcelo coloca como exemplo a seguinte dica, se é dono de uma cafeteria, reúna com os outros empreendedores de regiões distintas, essas discussões podem ser muito importantes em termos de aprendizado.
Ele deixa claro que esses encontros são ótimos, mas nada como buscar apoio onde o sucesso mora, são as entidades que apoiam o empreendedorismo no Brasil por exemplo.
O SEBRAE, tem uma série de cursos que são mais adequados e voltados a um determinado publico, é muito importante que os empreendedores conheçam a oferta de capacitação e de apoio que é oferecido.
Nakagawa nos faz conhecer outras entidades de apoio ao empreendedor, e que certamente, muitos futuros ou já empreendedores tenham ouvido falar, tais como:
A INDEVEL, que está no Brasil desde 2000 e tem apoiado o empreendedor de alto crescimento diretamente e indiretamente, ela tem distribuído muito conteúdo para o empreendedor, seja para capacitar ou capacitar sua equipe, com vídeos e arquivos muito úteis. Comenta também, sobre a ARTEMISA, apóia um empreendedor específico de negócios sociais, são empreendedores que querem ganhar dinheiro e de certa forma eles querem ter um impacto social e eventualmente ambiental.
É muito importante ser capacitado. Ao fazer isso, o empreendedor não só vai ter mais oportunidades de desenvolver um negócio, mas também pode descobrir novos negócios. O