Trabalhos
Page 1 of 18
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Disciplina: Empreendedorismo CURSO: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Período Letivo: Série: Periodo: Semestre de Ingresso: 1° sem/2013 1ª Série Não definido 1º C.H. Outras: 40 Ano de Ingresso: 2013 C.H. Total: 100
C.H. Teórica: 60
Ementa
Motivação, Criatividade e Perfil empreendedor -Planejamento e gestão de negócios - Plano de negócios.
Objetivos
Possibilitar ao aluno compreender o que é empreendedorismo quanto processo, tanto na abertura de um negócio próprio quanto atitude empreendedora em empresas, permitindo o entendimento da lógica e métrica de um plano de negócios.
Conteúdo Programático
O Processo empreendedor A revolução do empreendedorismo e o empreendedorismo no Brasil Análise histórica O Administrador e o Empreendedor O processo empreendedor Identificando oportunidades I Diferenciando idéias de oportunidades Fontes de novas idéias Avaliando uma oportunidade. Roteiro para análise. Identificando oportunidades II Oportunidades na Internet Modelos de negócios na WEB e tendências O plano de Negócios: Planejamento,importância e definição de PN. Estrutura,tamanho uso de softwares na elaboração do PN O PN como ferramenta de venda e gerenciamento Criando um PN eficiente Colocando o PN em prática: a busca por financiamento Buscando assessoria para o negócio Questões legais de constituição da empresa.
Procedimentos Metodológicos Indicados
Aulas expositivas, Dinâmicas de grupo, Seminários, Debates, exercício em classe, análise de práticas educativas.
Sistema de Avaliação
1° Avaliação - PESO 4,0 Atividades Avaliativas a Critério do Professor Práticas: 4,00 Teóricas: 6,00 Total: 10 2° Avaliação - PESO 6,0 Prova Escrita Oficial Práticas: 4,00 Teóricas: 6,00 Total: 10
Bibliografia Básica Padrão
1) ASSIS DORNELAS, José Carlos. Empreendedorismo : transformando idéias em negócios. 3ª ed. São Paulo: Campus - Elsevier, 2008.