fundamentos de empreendedorismo
O preço destas guerras, que acima de tudo foi pago pelos povos que foram suas vítimas, pesa também sobre os Estados Unidos e, de forma mais geral, sobre o Ocidente, de duas maneiras. Estas guerras permitiram que, em nome da luta contra o terrorismo, fossem postas em causa liberdades e fossem legalizadas práticas como a tortura, os raptos, as escutas ilegais ou os assassinatos com alvos predeterminados. Estas práticas persistem apesar da eleição do presidente Barack Obama, como é demonstrado pela manutenção da prisão de Guantanamo ou pela utilização sem restrições de aviões telecomandados.
O terrorismo tornou-se um conceito que serve para tudo, permitindo que os Estados Unidos justifiquem a sua política de repressão. O facto de Paris acolher, dentro de alguns dias, uma conferência das chamadas «vítimas do terrorismo» é um reflexo dessa campanha.
Apesar das revoltas árabes e da marginalização dos grupos islamitas radicais e violentos, e apesar do enfraquecimento da Al-Qaeda, os discursos sobre a «ameaça islamita» infiltraram-se profundamente nas sociedades e nas mentalidades no Ocidente, desestabilizando as minorias de origem muçulmana, conduzindo a um fechamento comunitário e a uma escalada no clima islamofóbico que cria o terreno de uma nova direita