FUNDAMENTOS DO DIREITO DAS OBRIGAÇÕES: PARADOXOS, IDEIA DE PESSOA E PROTEÇÃO DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE
CURITIBA
2014
1. INTRODUÇÃO
Quando selecionamos um dos temas proposto para desenvolvermos um trabalho, optamos por desmembrar o tema, pesquisar e construir cada item separadamente, para podermos depois uni-los e observarmos a correlação entre cada um deles, para desenvolver cada item fizemos perguntas.
O desmembramento foi feito da seguinte forma:
Ideias de pessoa: vida, pessoa;
Direitos da Personalidade: o que é a personalidade? Quais são os seus direitos?;
Paradoxos- a teoria e seus implicações na realidade.
Dentro desses temas, fizemos as seguintes perguntas: o que é vida? O que é pessoa? O que é personalidade e procuramos descobrir qual era a teoria do direito das obrigações. Acreditamos que esses questionamentos nos ajudarão a desenvolver esse trabalho, e que nos permitirão construir um conhecimento profundo sobre cada item, de forma a podermos contrapor a teoria com a realidade.
2. VIDA
A vida (do latim vita) é um conceito muito amplo e admite diversas definições. Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo ; a condição de uma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um processo contínuo de relacionamentos.
2.1. A vida compreende
Desenvolvimento: passagem por várias etapas distintas e sequenciais, que vão da concepção à morte.
Crescimento: absorção e reorganização cumulativa de matéria oriunda do meio; com excreção dos excessos e dos produtos "indesejados".
Movimento: em meio interno, acompanhada ou não de locomoção no ambiente.
Reprodução: capacidade de gerar entidades semelhantes a si própria.
Resposta a estímulos: capacidade de "sentir" e avaliar as propriedades do ambiente e de agir seletivamente em resposta às possíveis mudanças em tais condições.
Evolução: