Fundamentos de matemática financeira
Para que serve, na prática, a Matemática Financeira?
Serve para regular os contratos de empréstimos, e todos aqueles em que as transações não são liquidadas à vista. Ou seja, a matemática financeira estuda o valor do dinheiro no tempo.
A Matemática-Financeira compreende um conjunto de técnicas e formulações extraídas da matemática, com o objetivo de resolver problemas relacionados às Finanças de modo geral.
Antes da expansão comercial e do desenvolvimento do capitalismo, a cobrança de juros constituía um problema ético. Chamado de usura, sendo terminantemente proibido pela Igreja na Idade Média a sua cobrança. Mas com a expansão do comércio e as novas exigências de capitais mais vultosos, acabaram estimulando a sua cobrança. A reboque dos fatos a Igreja teve de fazer concessões e passou a proibir somente a cobrança de juros em empréstimos destinados ao consumo pessoal.
No século XVI, a reforma calvinista aceitou e justificou "teologicamente" a cobrança dos juros. Na Inglaterra em 1545 o Rei Henrique VI reconheceu a sua legalidade. A Igreja Católica só o fez 300 anos depois, e, no Islamismo o assunto ainda é polêmico. Mas foi somente no século XVI que os estudiosos começaram a buscar