Fundamentos de marketing. 7ª edição – rio de janeiro: editora fgv, 2006.
O conceito de marketing
Este capítulo demonstra o ponto de vista de quatro grandes autores sobre o conceito de marketing: Raimar Richers, Peter Drucker, Kotler e Ambrosio.
Todos eles definem marketing de uma forma diferente, porém de uma certa forma todas levam ao mesmo lugar, as necessidades e desejos como o foco principal do marketing Explica o que são os quatros P’s do marketing: Produto, Preço, Promoção e Praça, associados às idéias de satisfação dos desejos e necessidades dos clientes.
O capitulo demonstra também as quatro orientações básicas da gestão empresarial que são: a orientação para a produção que foca a produção em larga escala sem se preocupar com a qualidade de seus produtos, por isso são vendidos a preços baixos.
A orientação para a venda busca induzir o cliente a comprar o produto através de mídias, propagandas e promoções, porém neste processo geralmente ocorre um problema é feita uma venda por impulso, onde a empresa não cria nenhum relacionamento com o cliente. A orientação para o produto busca alcançar a qualidade como um diferencial e acreditam que por isso os clientes demandarão seus produtos, diferente da orientação para a produção ela foca as necessidades e os desejos dos clientes.
Na orientada para o marketing, a empresa acredita que as necessidades e desejos são as bases para a criação de um produto, ele não visa apenas as transações comerciais, mas também cria um relacionamento de longo prazo com o cliente que trará benefícios a ambos os lados.
Demonstra as características exigidas neste milênio do novo profissional de marketing que são:
• Saber ouvir e falar somente o necessário;
• Saber definir e priorizar objetivos;
• Saber ampliar os seus horizontes e buscar novas experiências que lhe permitam evoluir, saber definir e priorizar objetivos;
• Saber planejar, organizar e delegar (princípio de empowerment), saber identificar as necessidades, desejos e expectativas dos consumidores