Campo elétrico
1. Título: Campo Elétrico 1 – Configurar Campo Elétrico
2. Objetivo: Traçar linhas equipotenciais , linhas de campo elétrico e configuração de dipolo elétrico.
3. Referência: Cap. 24 - Vol.3 - 8° Edição - Física - Halliday Resnick Walker
4. Fundamentos Teóricos: Nem sempre é possivel determinar, matematicamente as linhas de campos os as equipotenciais devidas a uma configuração estacionária de cargas elétricas, por outro lado,mesmo no caso de ser possivel essa determinação,torna-se interessante e útil verificarmos experimentalmente,a soluçao de um problema teórico.
São Dois tipos de instrumentos básicos:
* Voltímetro - para medir tensão ou a diferença de potencial, entre dois pontos no Grafico. * * Papel Milimetrado - para medir a os pontos da configuração do campo elétrico.
1- Material Utilizado:
a) Fonte de tensão: 14V;
b) Ponta de Prova;
c) Voltímetro:
d) Papel Milimetrado:
e) Cuba Plastica
1-MONTAGEM
a) Coloque a cuba plástica sobre uma folha de papel milimetrado com o campo a ser explorado praticamente a ser definido e delimitado em 22 cm de comprimento (x) por 12 cm de largura,tendo uma linha traçada longitudinalmente dividindo o campo em duas partes de 6 cm para que sejam apoiadas em suas coordenadas (x,y) os eletrodos.(veja fig 4)
b) Coloque água até a altura de 1 cm aproximadamente.
c) Ligue os eletrodos tipo ponta na cuba e ligue-as conforme o sinal nos terminais da fonte de tensão regulando para 14 V.
2-MEDIDAS a) com a ponta de prova preta do voltímetro colocada perpendicularmente ao fundo da cuba no ponto de coordenadas (0;0) -> ponta fixa; e determine os pontos (coordenadas que sejam quatro de cada lado do eixo x.e o ponto sobre o eixo dos x que apresentam os seguintes potenciais: 3V 2V 1V 0V; no lado q+ e -3V -2V -1V 0V no lado q-,com a ponta móvel.
b) Á medida que as coordenadas vão