Introdução a educação a distância
1) – Apresente, na forma de um texto descritivo/dissertativo, aspectos considerados essenciais para a implementação de cursos superiores na modalidade a distância no Brasil, destacando na legislação educacional os documentos que propiciaram a legalidade dos diplomas expedidos pelas Instituições de Ensino Superior.
R: A UAB deve ter como sede um Município e que seja credenciado ao órgão competente (MEC), ao qual, as propostas são encaminhadas pelo Prefeito, ou até mesmo pelo Governador, ao MEC, porém, as proposições dos cursos superiores devem partir de instituições superiores estaduais ou federais, ou do CEFET. Desta forma, o governo municipal sede, e/ou o governo estadual fica com a responsabilidade da infra-estrutura física, ou seja, salas de aula, salas de vídeos, sala de informática, e também de pessoal do pólo de apoio presencial, como tutores, coordenadores, ficando apenas para o MEC as despesas com os pagamentos dos tutores e da infra-estrutura. E, a partir do ano de 1996 é que se inicia no Brasil, o processo de reconhecimento do EAD, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº.9.394/96), contudo o Art.80 da LDB, precisava que fosse regulamentada, ocorrendo mais tarde através do Decreto nº.2.494/98 e com o Decreto nº.5.622/05, os cursos ministrados a distância obteve a mesma validade dos cursos presenciais, e, os diplomas emitidos por instituições á distância não podem fazer nenhum tipo de referência no sentido de que o curso foi realizado na modalidade a distância.
2) – O texto faz uma apresentação sistematizada e contextualizada do programa denominado Universidade Aberta do Brasil (UAB). A partir da leitura inicial, você deverá realizar uma pesquisa nos sites de busca da internet, em livros e periódicos que tratam dessa questão. Apresente o resultado de sua pesquisa em um texto descritivo/dissertativo em que você pode confirmar ou refutar a idéia de que a UAB pode contribuir para o