Fundamentos de fisico química
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA – DAQBI
BACHARELADO EM QUÍMICA TECNOLÓGICA/LICENCIATURA EM QUÍMICA
André Dunin -
Elton Lincoln Peyerl de Souza – 1156322
João Paulo Alves -
Leticia Teixeira Bertagi - 1100688
Priscila Syring de Jesus -
Viliane Maria Fedevjcyk -
WILLIAN cézar CAPILLE - 1100840
ISOTERMA DE ADSORÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO EM CARVÃO ATIVADO
Relatório do experimento 1
CURITIBA
Experimento realizado em 25/04/2014
1. INTRODUÇÃO
Quando um sistema é constituído por uma fase condensada em contato com uma solução ou com uma mistura, geralmente há um aumento ou diminuição da concentração do soluto na interface líquido/sólido, esse fenômeno é denominado adsorção1. Se entre o adsorvato (solução) e o adsorvente (fase sólida) agirem apenas forças de van der Walls, a adsorção é considerada física ou de van der Walls. As moléculas encontram-se fracamente ligadas a superfície e os calores de adsorção são baixos, de uns poucos quilojoules no máximo, e comparam-se, assim, ao calor de vaporização do adsorvato. O aumento da temperatura produz uma diminuição notável na quantidade adsorvida1.
Quando as moléculas reagem quimicamente com a superfície, o fenômeno é denominado adsorção química. Como em ligações químicas ligações são rompidas e formadas, o calor de adsorção é da mesma ordem dos calores de reação química, variando em torno de 400 kJ.mol-1. A adsorção química não procede além da formação de uma única camada sobre a superfície do adsorvente2.
Dentre os fatores que influenciam o processo de adsorção, estão: os tipos de estrutura dos poros (ultramicropóros, supermicropóros, mesoporos e macroporos); as propriedades do adsorvente e os grupos funcionais que desempenham papel importante no mecanismo e na capacidade de adsorção; a temperatura; a solubilidade do soluto; o pH do meio; agitação e tempo de contato³.
Há na literatura um número