O texto
Um texto pode ter o sentido de uma frase depende do sentido das demais como se relacionam, uma frase pode ter o sentido distintos dependendo do contexto. Assim a frase sendo contexto para a palavra. O contexto pode ser explicito, quando é expresso com palavra, ou implícito quando está na situação em que o texto é produzido. Um texto é um organizado de sentido.
Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência, não só entre os elementos que compõem a oração, como também entre a sequência de orações dentro do texto. Coesão também pode muitas vezes se dar de modo implícito, baseado em conhecimentos anteriores que os participantes do processo têm com o tema. Numa linguagem figurada, a coesão é uma linha imaginária - composta de termos e expressões - que une os diversos elementos do texto e busca estabelecer relações de sentido entre eles.
Coerência é a harmonia de sentido de modo que não haja nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo, ligação das frases por certos elementos que recuperam passagens já ditas ou garantem a concatenação entre as partes.
Uma leitura não pode basear-se em fragmentos isolados do texto, já que o significado das partes é determinado pelo todo em que estão encaixados; uma leitura, de um lado não pode levar em conta o que está no interior do texto e de outro, deve levar em consideração a relação assinalada, de uma forma ou de outra, por marcas textuais, que um texto estabelece com outros, um texto precisa de intertextualidade e persuasão.
FACULDADE SANTO AGOSTINHO
TRABALHO COMPLEMENTAR DE DIREITO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 2013-1
PROF. Ernâni Getirana
DATA DE ENTREGA: 29 DE MARÇO 2013
ALUNO(A): Luchemburg Dorneles