Fundamentos de adm
Livro ADMINISTRAÇÃO do autor CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Objetivo:
Proporcionar uma idéia das empresas, visualizando-as como classes de organizações sociais e como sistemas abertos.
Analisar a hierarquia de sistemas que ocorre nos três níveis da empresa.
Mostrar o alinhamento organizacional por intermédio da missão, da visão e dos objetivos organizacionais
As empresas são tipo de organização focada no lucro.
As empresas de hoje são diferentes das de ontem, provavelmente, amanhã e no futuro distante ainda muito mais diferentes.
Não há duas empresas semelhantes, pois a principal característica das empresas é a sua enorme diversidade.
Ainda não sabemos clonar empresas.
As empresas como organizações sociais.
Três razões fundamentais das organizações existirem:
➢ Razões sociais: As pessoas se organizam, se relacionam, e procuram satisfações sociais que somente as organizações podem atender; ➢ Razões materiais: As pessoas se organizam para alcançar três coisas que isoladamente jamais conseguiriam sozinhas: _Aumento de habilidades (integração, agrupamento e ampliação delas) _Compressão de tempo (comprimir o tempo para alcançar o objetivo) _Acumulação de conhecimento (As organizações dispões de meios e recursos para que as pessoas desfrutem a experiência e a vivencia dos outros permitindo a partilha do conhecimento. ➢ Efeito sinergístico: É o efeito multiplicador como uma ação conjunta dos efeitos produzidos em grupo.
SINERGIA e ENTROPIA
Conceito de organizações
➢ “São unidades sociais (agrupamentos humanos), intencionalmente construídas, com o fim de atingir objetivos específicos”.
➢ Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito continuadamente a mudanças.
Organizações formais ➢ “São organizações