FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Disciplina: Fundamentos Psicológicos da Educação
Licenciatura em Matemática a Distância
Professora: Márcia Cristiane Ferreira Mendes
Aluna: Viviane Barbosa de Araújo Silva
Psicologia da Educação: Origem, Natureza e Objeto de Estudo
A educação enquanto prática social encontra-se presente em todas as sociedades humanas nos diferentes períodos históricos, constitui-se em um fenômeno de natureza complexa e enquanto prática social exige uma aproximação multidisciplinar, contribuindo com uma teoria educativa de base científica.
A Psicologia, como ciência do comportamento humano, interessa à educação na medida em que oferece um conjunto de pesquisas acerca do comportamento humano com vistas a compreender melhor e mais eficientemente os processos de ensino e de aprendizagem.
Há uma crença, por parte dos professores, de que a psicologia pode “resolver problemas” que acometem a prática educativa, tais como: indisciplina do aluno, falta de motivação, de atenção, de concentração, entre outros. De modo que, quando os psicólogos adentram a escola, são “convidados” a realizar ações com o objetivo de fazer com que o “aluno-problema” aprenda.
Todavia, a ciência psicológica tem tentado responder a estas questões de várias maneiras e, dado que não podemos reduzir a Psicologia à Educação, da mesma forma, não se pode prescindir da Psicologia para auxiliar no processo educativo.
O diálogo entre a Psicologia e Educação nos coloca diante de questões importantes: a de como os conhecimentos oriundos da Psicologia podem ajudar o professor na sua tarefa de realizar aprendizagem, que relações podem ser estabelecidas entre desenvolvimento e aprendizagem humanos e quais as implicações destas relações para as práticas educativas e, especialmente, as escolares. Hoje em dia, para muitos estudiosos, a Psicologia da Educação já possui um escopo de conhecimentos suficiente para lhe conceder status de uma ciência autônoma.