Escolas Historiológicas
História e Direito
Professor: Luiz Guedes
Estudante: Douglas Justino Turma: Direito TD01 Data: 27/02/15
Pontos de convergência e divergência entre a Escola Metódica, o Materialismo Histórico, e a Escola do Annales com relação aos seguintes temas:
- 1) História e verdade
- 2) História e tempo
- 3) Papel do historiador
- 4) Temas de pesquisa em historia
- 5) Fontes da História
- 6) Metodologia de pesquisa
A Escola Metódica (Positivista) (sec. XIX), têm com o principal colaborador L. Von Ranke, onde usavam o método onde as transformações históricas eram regidas por ordem política. Utilizavam o sistema erudito que se baseava nos documentos diplomáticos para fazer a historia do estado, produzia a verdade das elites dominantes, reis, príncipes, etc., através de documentos oficiais escritos (“pas de document, pas d´histoire”), com tradição de estudar datas (tradição que perdura até os dias de hoje), o papel do historiador era apenas narrar os relatos escritos sem criticar ou jugar. Narrava temas como politica, diplomática, religião, e administração.
O Materialismo Histórico (Marxismo) (sec. XIX), Tem como fundador Carl Marx. Seu objeto da história é a luta de classes sociais e forças produtivas, não fala de politica nem sua individualidade sendo contrario ao positivismo da Escola Metódica, sua visão do homem como coletividade dando voz as classes mais fracas o Proletariado (classe revolucionária) que seriam camponeses, servos e escravos, para entrar em conflito com a classe dominante (A burguesia). O historiador não da ênfase as datas como no positivismo, mas ver a historia de uma forma mais ampla, o que chamam de macro historia, no tempo em que viviam sobre constante pressão do capitalismo. Sua metodologia de história era embasada na luta de classes com influência do Idealismo (Hegel), Iluminismo, Positivismo (Comte) e o Evolucionismo (Darwin). Buscando a mudança permanente com o manifesto do partido comunista, tendo uma