movimentos sociais
Disciplina: Educação, Movimentos Populares e Transformação
Profº Tutor: Rosangela Lemos
Aluno: Elisangela Teodoro Cavalcanti- RGM: 13117262
Unidade II - História dos Movimentos Sociais
A defesa de uma democracia participativa que de voz as classes oprimidas é uma necessidade do Estado Democrático fazendo com que os movimentos sociais contribuam para um desenvolvimento político, demonstrando que não somente os partidos e as elites estão aptos a discutir problemas sociais e que de comunicação e do direito de participação podem usar os Movimentos Sociais como canal de reenvidicação para melhoria de nossas condições de vida e a construção de uma sociedade sem injustiças sociais. As grandes revoltas dos movimentos sociais se deram pela luta de algumas décadas em busca da democracia.
Diante disto, pode ser afirmado que um movimento social normalmente vem de condições adversas, pois dos piores períodos é que nasce as grandes mobilizações, fruto da angústia e da falta de condições básicas para o povo sobreviver e a garantia de várias liberdades que gozamos hoje, é também para compreender as ações e efeitos que vivem o movimento social nos dias de hoje.
As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem
Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Mas os mais atuais foram vistos em 2014 contra o aumento da passagem do transporte publico, o movimento Lute pela Agua(ainda em andamento) contra o racionamento de agua e maior investimento por parte do governo. Podemos ver que todos surtiram algum efeito, digamos produtivo, porque até agora não houve um anuncio de racionamento, como também as mudanças das tarifas de transporte publico para estudantes.
Já a educação necessita passar por profundas transformações em suas práticas e culturas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Daí a importância de se lutar por uma