ciencias
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................10
REFERÊNCIAS ........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
Sentindo os problemas da saúde pública brasileira, procuramos dentro.
Da ética do cotidiano, argumentos para uma discussão sobre a ética e as dificuldades no SUS. Este trabalho tem por objetivo analisar como a ética do cotidiano está presente na legislação do SUS.
Observamos que os discursos refletem o que existe no cotidiano da saúde e que a ética do cotidiano norteia pressupostos e recomendações quanto às práticas de atuação no SUS. A constituição de 1988 trouxe inúmeras conquistas ao setor saúde, tanto direta como indiretamente. Alguns princípios gerais consagrados nela são essenciais ao Sistema Único de Saúde.
2 DESENVOLVIMENTO
A ÉTICA NO COTIDIANO E AS DIFICULDADES DA SAÚDE PÚBLICA
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado em 1990 pela lei 8080 para garantir à sociedade um direito básico e fundamental: o direito universal à saúde. Porem, desde a sua criação, o SUS têm se mostrado muito aquém de suas reais expectativas, se tornando um assunto polêmico no que diz respeito à sua eficiência e a sua capacidade de atender à população brasileira.
De acordo com as informações obtidas EM 2007 pelo Ministério da Saúde e pelo DATASUS, os números do SUS são grandes, teoricamente ele é responsável por 180 milhões de pessoas, que correspondem a 2,21 bilhões de