Fundamentos da lubrificação
Lubrificação
Lubrificação são substancias que inseridas entre superfícies solidas, que estejam em contato entre si, diminuindo o atrito.
Função do Lubrificante
Proteger os componentes críticos, proporcionar uma operação confiável, baixar custos de manutenção, diminuir o tempo parado para manutenção, prolongar a vida do equipamento, reduzir ruídos, diminuir o efeito dos extremos de temperatura sobre a viscosidade, evitar corrosão e a oxidação e entre outras funções.
Atrito
O atrito pode ser beneficente ou não, pois ele pode locomover veículos como pode causar desgastes em superfícies entre contato, é a força que se opõem ao movimento, temos dois tipos o Atrito estático e Cinético;
Estático: é uma força, que ocorre quando não há movimentos entre duas superfícies.
Cinético (ou dinâmico): Quando há deslizamento entre as superfícies.
Tipos de Atrito
No caso do atrito cinético, devem ser considerados dois tipos de movimentos: atrito fluido e atrito solido;
Atrito Fluido: O atrito fluido ocorre entre superfícies fluidas ou entre superfícies solida e fluida.
Atrito solido: O atrito solido ocorre quando há contato entre duas superfícies solidas.
Desgaste:
“A perda progressiva de material da superfície de um corpo solido devido à ação mecânica, isto é, o contato e o movimento relativo entre estes corpo e um contra-corpo sólido, liquido ou gasoso” (ASTM G40). Os principais tipos são o Abrasivo, erosivo e corrosivo.
Abrasivo: é o deslocamento de material causado pela presença de partículas duras entre duas superfícies quem possuem movimento relativo;
Erosivo: ”perda progressiva de material de uma superfície solida devido a um fluido, um fluido multi componente ou impacto de liquido ou partículas solidas”. (ASTM G40)
Corrosivo: é causado pela ação química de produtos ácidos, que associados com atrito metálicos entre as superfícies, as riscam e corroem.
Referências bibliográficas: