Artigo de Qu mica 1
José Janaildo Gonçalves
Larissa Pina Gomes
Monick Rafhaela Braga de Andrade
Murilo de Oliveira Alves
Olívia Elisa de Oliveira Pereira
Vitor Augusto Tebaldi
Professor Orientador: Oséias dos Santos
RESUMO Este artigo foi realizado como parte das atividades desenvolvidas na disciplina de Química Tecnológica que tem como objetivo analisar a utilização do lubrificante líquido em motor automotivo. Além de verificar a utilização do lubrificante e da lubrificação, este trabalho tem como objetivo principal confrontar o óleo utilizado no dispositivo, e a partir disto confrontar com a parte teórica. Utilizamos conceitos da química com fundamentos de lubrificação e lubrificantes.
Palavras – Chave: Lubrificação. Lubrificante. Motor.
1 INTRODUÇÃO
O sistema de lubrificação é um sistema muito importante para que o motor do automóvel funcione em um regime normal, com o rendimento e consumo desejado. Este sistema é o responsável pela preservação e vida útil dos componentes móveis do motor de combustão interna.
Vamos estudar um pouco sobre o motor Volkswagen – Fusca 1600, que tem como tipo de construção o motor de combustão interna de 4 cilindros e 4 tempos, montados na traseira. Tem disposição de cilindros, oposto 2 a 2 na horizontal. Diâmetro: 85,5 mm. Cilindrada 1584 cm³. Lubrificação: por pressão, com bomba de engrenagens e radiador de óleo. Cárter: 2.5 litros de Óleo. Combustível: Gasolina. Arrefecimento: A ar, por ventoinha
2 DESENVOLVIMENTO
O artigo de lubrificação e lubrificantes de um motor envolve questões da química tecnológica, tais como o ato de lubrificação e os lubrificantes, e também os óleos e como devem ser usados.
2.1 Lubrificação
De certo modo, todos os fluidos são lubrificantes, alguns melhores que os outros. A escolha adequada de um lubrificante é frequentemente responsável pelo funcionamento eficiente ou não de uma máquina.
O motor do automóvel VW é lubrificado por um sistema a pressão forçada,