Artigo de qu mica configurando 1
Caio Vinícius
Edson
Jefferson Fontoura
Juliana Gabriela
Maria Kelly Pastor Mota
Menandro
RESUMO
Este trabalho consiste em demonstrar de forma clara e sucinta a caracterização do processo experimental que engloba as propriedades redutoras dos metais: sódio, magnésio e alumínio, bem como a obtenção do iodo e do bromo através da oxidação. O experimento resultou na formação de reações, como a mudança da temperatura e da coloração das substâncias.
Palavras-chave: Experimento, Redução e Oxidação.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por finalidade, analisar a natureza redutora de elementos do mesmo período por meio de experimentos, utilizando-se de amostras como o Sódio (Na), Magnésio (Mg) e Alumínio (Al). Bem como analisar o caráter oxidante dos halogênios, tendo como obtenção o Bromo (Br) e Iodo (I), identificando a funcionalidade das substâncias com o uso do indicador ácido – base a Fenolftaleína.
Apresentando-se métodos de elaboração, técnicas, experimentos e resultados, com base no Manual de Práticas de Química Geral da UNIFACS. Objetivando a formação de reações, como a liberação de calor, formação de óxidos, bem como a mudança de cor nas substâncias.
Nas propriedades redutoras ocorre pela habilidade que um elemento apresenta em ceder elétrons, ou seja, sofrer oxidação provocando a redução para outra espécie. O caráter oxidante se dá pela habilidade que um elemento apresenta de receber elétrons, isto é, sofrendo redução na receptividade de elétrons causando assim a oxidação de outra espécie.
Assim, este experimento visa mostrar a capacidade dos elementos em ceder ou receber elétrons, demonstrando assim, as forças redutora e oxidante de alguns elementos químicos, pondo em evidência as mudanças nas suas estruturas eletrônicas.
EXPERIMENTAL
Parte I – Propriedades redutoras dos metais
a) Sódio
1 - Em uma cápsula de porcelana, colocou-se 10 mL de água destilada e 2 gotas de fenolftaleína. Observou-se a coloração da