FUNDAMENTOS DA GINASTICA ARTISTICA
CADERNO DIGITAL
Período: Matutino
Adriele Rodrigues
Alexsander Felix
Ana Carla Ferreira
Beatriz Reys
Bruno Damasceno
Kamila Paixão
Kelly Taliny
Lucas Bernal
Nomes dos Acadêmicos do curso de Educação Física/UCDB Prof° Rosana Sandri Eleutério de Souza
Professora do curso de Educação Física/UCDB
CAMPO GRANDE- MS
2014
INTRODUCÃO
A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo. As provas realizadas pelas mulheres são: exercício de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio. Os homens disputam a barra fixa, barras paralelas, barras assimétricas, cavalo com alça, argolas e solo.
A ginástica é importante na escola pois ensina a criança desde cedo a conhecer o próprio corpo, conhecendo seis limites e os movimentos que vão dos mais simples aos mais complexos.
Nesse trabalho iremos mostrar um pouco da Ginástica Artística, onde foi ensinado para nós na Universidade Católica Dom Bosco pela professora Rosana Sandri, que nos mostrou os processos pedagógicos de: Rolamentos para frente e para trás, parada de três apoios, parada de mãos, estrela, pontes, saltos e giros ginásticos.
ROLAMENTO PARA FRENTE
ROLAMENTO PARA TRAS
PARADA DE TRÊS APOIOS
Fase 1 - de joelhos, pedir para a criança coloque as mãos no solo e a cabeça no colchão formando um triangulo, para ajudá-la o professor pode desenhar o triângulo no colchão com giz comum. Depois que se apoiarem pedir que a criança levante uma perna e depois a outra (o que chamamos de elefantinho).
Fase 2 - Em três apoios, tentar equilibrar-se apoiando os joelhos nos cotovelos.
Fase 3 - Com ajuda de um companheiro, procurar estender as pernas e ficar em três apoios. Finalmente, após muitos movimentos