Fundamentos da gestão sobre a arca de noé
Absalão era um homem que se podia conceituar como justo. Era um estudioso.
Dos seus 60 anos de idade, a maior parte havia dedicado à arte da guerra, na qual eram aplicados conceitos técnico-científicos. Era um verdadeiro líder. Com o avanço da idade e o correspondente aumento da sabedoria, Absalão também se preocupava com assuntos humanos. Um dia andava Absalão pela ravina quando - PUFF! - uma nuvem apareceu, acompanhada de uma voz: Só podia ser o Criador! E era!
-ABSALÃO! NÃO ESTOU CONTENTE COM OS HOMENS. ESTÃO POLITIZADOS, GUERREIAM ENTRE SI E SÓ DEFENDEM INTERESSES PRÓPRIOS... FAREI CHOVER POR 40 DIAS E 40 NOITES ATÉ COBRIR A TERRA DE ÁGUA, O QUE SERÁ CONHECIDO COMO DILÚVIO... MAS QUERO QUE UMA NOVA HUMANIDADE NASÇA DE UM HOMEM INTELIGENTE, PRÁTICO E COM OBJETIVOS. VÁ E CONSTRUA UM BARCO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA E COLOQUE NELE UM CASAL DE CADA SER VIVO. VOCÊ TERÁ 4 MESES PARA ESTE EMPREENDIMENTO.
Absalão ergueu-se lívido. O Criador o elegera gerador de uma nova humanidade! Absalão pouco conhecia de barcos ou de navegação, mas construir um barco enorme - que objetivo! Rebuscou a memória. Conhecia um engenheiro naval chamado Neul, ou seria Neus? Não! Noé! Sim, era este o nome! Noé poderia construir-lhe o barco. Ele, Absalão seria o coordenador do Empreendimento e Noé seria o técnico. Famoso por sua objetividade, logo já conversava com Noé.
- Meu caro, quero encomendar-lhe um barco - e dos grandes!
- Perfeitamente, mas de que tipo e para que espécie de carga e navegação?
- Ora, Noé, isto são detalhes. É um barco para grande carga e águas pesadas.
- Esta bem, senhor, aqui mesmo temos floresta com madeira de densidade de 0.8 g/cm3 em quantidade suficiente. Se a carga é grande, faremos o centro de gravidade baixo e o centro de empuxo alto, de modo a obter grande estabilidade. Acho que com 10 bons carpinteiros, que consigo arranjar na aldeia, e um mês de trabalho duro, estaremos com o barco pronto.
- Não, não, Noé, disse Absalão com