Fundamentos da Filosofia na E. Física
Curso de Licenciatura Plena Educação Física
Disciplina: Fundamentos da Filosofia na E. Física
Professor: Hilda Ribeiro
Acadêmico: Thiago Sidney S. Carneiro
RESUMO
BREVES-PA
2014
RENATO BASTO, João. Pensando a corporeidade na prática pedagógica e educação física à luz do pensamento complexo. Rev. Bras. Educ. fís. Esp, São Paulo, v.18, n.3, p.263-72,jul./set. 2004
“Conforme indica MORIN, um grande paradigma que controla não apenas as teorias e os raciocínios, mas também o campo cognitivo, intelectual e cultural de onde nascem as teorias e raciocínios. Controla, além disso, a epistemologia, que controla a teoria e pratica decorrente da teoria, estando imerso no inconsciente individual e coletivo.” (p. 263)
Comentário do filme: O filme demonstra que muitas vezes precisamos voltar para saber nossas origens e através das perguntas iremos achar respostas para organizarmos nossa vida. A educação física entra para aperfeiçoarmos a mente e trabalhar juntamente com o corpo. “Disse Sócrates:” Às vezes e preciso enlouquecer antes de encontrar a insanidade.
“Desta forma, a corporeidade, à luz do pensamento complexo, permite compreendermos o ser humano como ser complexas estando, todas as qualidades e dimensões pertencentes ao humano enraizadas em seu corpo. E através do corpo que podemos identificar a individualidade, a existência e o ser, os quais mantêm a organização.” (p.266)
Comentário do filme: No filme Sócrates fala para Dan, parar de ouvir os outros e buscar respostas dentro de você, porquê a mente só serve para da reflexo, e há sempre algo acontecendo em nossa vida.Compreendendo as diversas dimensões da vida percebendo tudo o que esta a sua volta. “A desordem e um processo natural que acompanha a vida. É fundamental compre dermos que o resgate de nossa corporeidade com padrões comportamentais que se gerem conscientemente, ações de desequilíbrio, sobretudo para