FUNDAMENTOS DA ENFERMAGEM
PALMAS
MARÇO/ 2014 O conceito de humanização tem ocupado um lugar de destaque nas atuais propostas de reconstrução das práticas de saúde no Brasil. O artigo faz uma discursão dos conceitos de satisfação dos usuários, humanização e direitos do paciente. Satisfação é analisada como conceito operacional que incorpora a visão do profissional/ usuário/ paciente/ cidadão. Humanização e direitos do paciente referem-se a princípios normativos que orientam políticas e programas. Nesse processo de humanização o toque, a atenção, a escuta são processos fundamentais.
A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA UM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ADEQUADO
O texto deixa bem claro que é necessário conhecer tanto a si mesmo como profissional, bem como os pacientes que se vá atender, é preciso entender que cada ser humano tem suas características pessoais. Quando o profissional tem conhecimento dessas condições fica mais fácil adotar atitudes de maior tolerância em ralação aos seus próprios limites, talvez de vir a cometer um erro, ou de não conseguir certos resultados.
Se o profissional de saúde leva em consideração as particularidades de seu paciente ele abre uma porta para que haja um relacionamento mais estreito entre o profissional e o doente. Mas para isso é extremamente necessário que este profissional conheça bem as suas próprias necessidades. Esta questão é tão importante e primária, pois se o profissional não sabe exatamente o que ele quer, o que lhe incomoda poderá vir á tona de forma negativa em sua saúde física e mental, de forma que este profissional sinta aprisionado em seus próprios pensamentos e ideias.
O profissional de saúde também é um cliente da saúde, pois ele possui limitações, passa por problemas de saúde, crises emocionais, e obviamente é um ser humano como qualquer outra pessoa. Por isso pode acontecer de algum problema, crise emocional ou