fundamentos da educação
Curso: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Professora: DENISE ALMEIDA
A importância da afetividade na infância atividade emocional faz parte do desenvolvimento humano, se manifesta por meio de reações orgânicas é o primeiro processo de comunicação do bebe com o mundo social. para wallon as emoções tem papel predominante no desenvolvimento da pessoa,conforme crescemos nossos sentimentos,emoções gradualmente dão lugar a razão,ainda segundo wallon o domínio da afetividade do conhecimento e do ato motor é determinante na orientação de nossas ações, pensamentos escolhas e nos processos de aprendizagem o domínio afetivo abrange a capacidade do individuo de ser afetado pelo mundo externo e interno,propiciando sensações de satisfação ou insatisfação,prazer ou dor,agrado ou desagrado.
As expressões emocionais suscitam reações no outro unindo as pessoas por meio de contágios,é também um fator decisivo na historia do homem,a emoção também tem como expressão a plasticidade que se manifesta no corpo por meio da retração ou escoamento do tônus muscular é altamente orgânica,altera a respiração ,os batimentos cardíacos,tem momentos de tensão e distinção,ajuda o s humano a se conhecer,principalmente quando a criança começa a viver a chamada crise de motricidade ,precisa do outro para sobriver,precisamos de aconchego,percepção,proteção e alegrias fornecidos pela mãe.
Winnicott diz que a mãe deve aceitar as manifestações do bebe, como a fome, o desconforto, o prazer e a vontade, em vez de impor o que acredita ser o certo, fazer a vontade alheia priva o individuo da liberdade e da criatividade.
A proposta de wallon Poe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada, afetividade movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano.
As relações familiares são de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento humano, pois o meio é uma circunstancia de modelagem para o individuo, aos poucos a diferenciação ao meio social as mudanças