fundamentos da educação
ARTES/EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESPARTANA, IDEAL HOMÉRICO E DEFESA DO ESTADO
BELO HORIZONTE – 2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
ARTES/EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – RA 1133499
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESPARTANA, IDEAL HOMÉRICO E DEFESA DO ESTADO
ALUNA: THAÍS FARIA REZENDE
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Fundamentos da Educação., do curso de Artes / Educação Artística, EAD, Centro Universitário Claretiano, ministrado pelo professor Fernando H. C. de Oliveira.
BELO HORIZONTE - 2013
O ideal homérico (inspirado nos grandes poemas de Homero: a Odisséia e a Ilíada), era voltado para a concepção de “homem-herói”. A formação subjetiva do indivíduo era assemelhada a um Deus.Os homens eram incitados a agir e se comportar como heróis. No ideal homérico, a defesa do Estado era uma conseqüência da educação heróica e subjetiva do indivíduo. A formação dos homens dava-se através da disputa e da concorrência no enfrentamento de questões adversas que os levavam à “glória”. Nesse contexto o Estado se beneficiava, pois, era o herói que em combate dava relevância ao Estado com seus atos de bravura.
A educação espartana focava em um interesse mais objetivo do estado ligado fortemente ao caráter militarista que a sociedade e governo tomavam naquela época, os jovens quando completavam 7 anos iniciavam sua educação, não para aprender a ler ou escrever e sim, para se tornar um bom soldado e o Estado era o responsável por esta tarefa. Ser um bom soldado, defender sua cidade e saber vencer uma guerra eram características importantes de um guerreiro de Esparta e somente os indivíduos masculinos participavam. Assim, a educação espartana visava, em síntese, o “projeto político” (CORRÊA, R.A.; KRATANOV, S.V. pág., 52) de Esparta, ou seja, moldar o cidadão de acordo com as necessidades do estado, descartando seu desenvolvimento