Resumo Édipo Rei
Ao contrário do pensamento do rei, seu filho não morre, pois é achado por camponeses que o levam ao rei de Corinto, pelo qual o menino é criado como filho adotivo até a idade adulta.
Quando vai ao oráculo para saber sobre seu destino, Édipo descobre que deveria matar seu pai e se casar com sua mãe, então ele abandona Corinto e vai para Tebas, no caminho encontra Laio, seu pai biológico, e acaba por brigar com ele até matá-lo.
Sem saber que havia matado seu pai, continua seu caminho, se depara com a Esfinge e descobre seu enigma, esta com muita raiva por ter seu enigma decifrado, acaba por se matar. Édipo é aclamado por toda cidade,e Jocasta é entregue para ser sua mulher,sem que haja suspeitas de que ela é sua mãe.Ele se torna assim,o rei de Tebas.
Tebas é atingida por uma terrível peste, e o rei Édipo manda que perguntem ao oráculo o que deve ser feito para que esta deixe sua cidade, e o oráculo diz que quem matou Laio deveria ser punido, e este seria o único jeito.
Muitas investigações foram feitas, até que o atual rei de Tebas descobre ter sido ele a matar Laio. Jocasta e seu atual marido ficam atordoados com a notícia, pois haviam entendido que eram mãe e filho,e agora marido e mulher.
Jocasta acaba por enforcar-se, e Édipo cega-se e se exila de Tebas.