Resumo Edipo Rei
Édipo é filho de Láios e Jocasta, reis que governam a cidade de Tebas. Ter um filho era o sonho de Láios e Jocasta, porém ao consultar o oráculo Láios recebe a noticia de que se eles tivessem um filho, seu filho o mataria e casaria com a própria mãe. Seu sonho frustrado pelas noticias do oráculo se torna realidade, e para o bem da cidade de Tebas Láios decide matar seu próprio filho para que o oráculo não se tornasse realidade futuramente. Láios deixa a missão de matar a criança, para Jocasta, que com dó, manda outra pessoa, um servo do castelo, matar o seu filho.
Porém a vontade do destino prevalece e Édipo é salvo por um pastor, que o entrega aos reis de Corinto, que também tinham o sonho de conceber um descendente. Édipo foi criado como filho legítimo de Políbio e Mérope, e cresceu com a convicção de que eles eram seus pais. Destino. Em Delfos Édipo descobre que está destinado a matar seu pai e casar-se com sua mãe e diante disso decide fugir de corinto e parte rumo a outra cidade, onde não pudesse se cumprir o Destino.
A caminho da cidade de Tebas Édipo encontra uma carruagem e nela se encontra o rei Láios, entram em conflito e Édipo acaba matando Laios e quase todos que estavam com ele, menos um que consegue fugir. Sem perceber que parte do seu destino já estava se cumprindo Édipo continua seu caminho e chega a cidade de Tebas. Encontra a cidade devastada pela esfinge, e livra Tebas dessa horrenda criatura e de seus enigmas, e assim casa-se com Jocasta e se torna rei da cidade. Édipo se torna um rei respeitado por toda a população, dedicado e disposto a fazer tudo pelo bem dos moradores de Tebas. O tempo passa Édipo e Jocasta já possuem descendentes, e outra praga assola a cidade, a população volta novamente toda a sua esperança ao rei, e Édipo disposto a ajudar a cidade, manda Creonte consultar o oráculo para saber como solucionar o problema.
Ao retornar a cidade de Tebas Creonte diz a Édipo que, a cidade está sofrendo devido ao