Fundamentos da Educação
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Fundamentos da Educação
Acadêmico: Eduardo Pinheiro de S. Neto
A escola sempre ocupou um lugar de destaque dentro do cenário social, pois garante melhor desenvolvimento intelectual e cognitivo do educando, ensinando regras de convívio social, ampliando a disciplina, o conhecimento e a capacidade evolutiva de cada um. A formação integral do aluno se faz a partir de seu envolvimento com o mundo escolar, com uma vida educativa, que tenha princípio ético-morais e priorize a construção de uma identidade pessoal e social dos indivíduos. Desde muitos anos atrás, a escola era vista como privilégio para uma elite dominante. Nem todas as crianças tinham acesso ao conhecimento, somente os filhos de grandes nomes no campo social poderia ter acesso à educação. Não existem grupos sociais sem integração, pois é estes que dão sustentáculo a vida em comunidade. Os atores sociais devem interagir uns com os outros, formulando regras e valores que devem ser seguido por todos.
Tudo que o ser humano idealiza realizar passa por um aprendizado, conhecer, aprender, alcançar, são regras que devem fazer parte de uma conduta de comportamentos dentro do âmbito social que caracteriza respeito aos valores pré-estabelecidos na sociedade. O ser humano necessita de um processo de socialização para integrar-se ao mundo ou grupo em que pertence. O indivíduo utiliza a comunicação verbal, de imagem, de gestos para se comunicar com os demais e a partir daí construir uma relação harmoniosa.
Cada sociedade possui formas únicas de interação e socialização, seus valores, costumes e regras, afinal, a forma de comunicação não muda, mais os significados são diversos.
Nesta relação humana, a integração entre os indivíduos acontece de forma recíproca, numa relação íntima de confiança, fortalecendo a ideia de que o ser humano é produto do meio, cada um reflete o mundo que faz parte. A vida em sociedade é