Fundamentos da Educação II
A abordagem Sócio-Histórica teve sua origem na União Soviética no século XX, sendo elaborada por Lev Semionovitch Vygotsky, Alexandre Romanovich Luria, Alexei Nikolaevich Leontiev e colaboradores.
Nessa abordagem o homem é analisado como um ser social, biológico e histórico. Vygotsky tem sua abordagem no desenvolvimento do homem no âmbito sócio-histórico e como seu relacionamento com os outros e no meio social. Nessa abordagem o homem se molda pela cultura do meio em que se relaciona e a que ele mesmo cria. A abordagem Sócio-histórica tem três pilares que podemos apresentar assim: 1º Funções psicológicas dos indivíduos que é classificada por Vygotsky, como processos mentais superiores. 2º O funcionamento psicológico que está baseado nas relações sociais. 3º A relação do homem com o mundo que é mediada por sistemas simbólicos. Na abordagem Sócio-histórica o ponto principal é a mediação, onde ocorre a intervenção de um elemento intermediário na relação. Sendo os instrumentos e os signos os elementos que são responsáveis pela mediação. O signo é o elemento que simboliza outro objeto ou evento. O instrumento é aquele interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho.
Com relação as ideias de Vygotsky é importante lembrar:
Uma frase Vygoskyana:
“Na ausência do outro, o homem não se constrói homem.”
Palavra-chave :
Mediação
Onde está o foco:
Na interação. É a relação aluno-professor e aluno-aluno que se produz conhecimento.
Qual é o papel do professor:
Ele atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que possui e o mundo.
Como se aprende:
Observando o meio, entrando em contato com o que foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os autores ( professor e turma)
Questão 02- Faça um texto, de até duas