FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FASE II EDUCAÇÃO E ETICA
A Educação ser um tipo de agir humano abre a segunda perspectiva de interligação entre ética e Educação, tendo em vista que a Educação é um agir, ela precisa, como qualquer ação humana, de uma orientação ética..
Por muito tempo, a Filosofia da Educação tendeu a enxergar na Educação ética e na ética pedagógica as únicas ligações entre ética e Educação. Porém, temos de levar em consideração que, com raras exceções, o educando não conta apenas com um educador. Assim, podemos falar de uma ética da comunidade dos educadores, constituída pelos pais, parentes, professores, amigos e outros membros significativos da rede de pertencimento dos sujeitos, que constitui também um fator indispensável no desenvolvimento de uma Educação que vise à formação humana na sua integralidade. Se na comunidade dos educadores não se instala um comportamento ético entre os seus membros em relação ao trabalho pedagógico, este pode ser ameaçado na sua qualidade e até no seu êxito.
O diagnóstico sobre o problema do homem é acompanhado de uma percepção da própria insuficiência da linguagem científica na interpretação das dimensões fundamentais da existência humana. Mas, paradoxalmente, são ainda poucos os que reconhecem, no âmbito da Filosofia, em geral, e da Filosofia da Educação, em particular, as contribuições originais de Martin Buber. No limite, afirma von Zuben, suas idéias são encapsuladas em um uso abusivo da noção de diálogo, o que tem gerado, principalmente no campo educacional, uma espécie de “sobrecarga