Fundamentos da Educação II
A partir dos anos 50, a Psicologia da Educação vem se esforçando em precisar e delimitar seu objeto de estudo. Além disso, vem situando suas contribuições no marco de aproximações multi e interdisciplinares.
Psicologia do Desenvolvimento É o estudo cientifico das mudanças de comportamento relacionadas a idade durante a vida uma pessoa. Originalmente em causa a lactante e crianças, o campo tem expandindo para incluir adolescentes e mais recentemente, adultos em desenvolvimento, envelhecimento e toda a vida Este campo examina mudanças através de uma ampla variedade de topicos, incluindo habilidades motora, habilidades em solução de problemas, entendimento conceitual, aquisição de linguagem, entendimento da moral e formação da identidade. O desenvolvimentista psicólogos investiga questões fundamentais, tais com saber se as crianças são qualitativamente diferentes dos adultos ou simplesmente falta a experiência que basea-se em adultos. Duas questões importantes dizem respeito à natureza do desenvolvimento, uma delas diz respeito ao desenvolvimento que ocorre através da acumulação gradual de conhecimento ou por turnos apatir de uma fase de reflexão para o outro, enquanto o outro diz respeito a saber se as crianças nascem com conhecimento inato ou as coisas através da experiência. Ainda existe uma terceira área que significativa de investigação e analise de contexto sociais que afetam o desenvolvimento.
Pensadores importantes nesse período e suas teorias Arnold Lucius Gesell – Nascido em 21 de Junho de 1880 em Alma, Estados Unidos e faleceu em 29 de Maio de 1961, em New Haven, Estado Unidos. Foi o psicologo desenvolvimentista que mostrou maior interesse pelos aspectos maturacionais humano. Estudou na Universidade de Clark (Massachuts), onde foi influenciado a pesquisar o desenvolvimento infantil, em 1906 doutorou-se na mesma Universidade e em 1911dirigiu um psicoclinica, conhecida como clinica de