Fundamentos da Educação Especial
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
Fundamentos da Educação Especial
Docente: Profª Ana Keully G. S. Darub
Rio Branco
Outubro - 2013
CHARLES VANDERLEY MATOS DA SILVA
Rio Branco Outubro – 2013
ATIVIDADE AVALIATIVA
1. Considerando os estudos realizados sobre surdez, deficiência física e deficiência visual, responda:
a) Segundo Gesser, a surdez não pode ser considerada uma deficiência. Quais são os argumentos que o autor utiliza para tal afirmação?
Segundo a autora Gesser, se a deficiência for olhada pelo âmbito cultural a surdez não é uma deficiência, quando ela nos afirma isso, baseia-se por relatos de pessoas com surdez que descrevem os comportamentos quando ainda eram ainda crianças e foram diagnosticadas pelos pais médicos, ela procura também desconstruir a surdez da obliquidade da deficiência e da medicalização, afirmando-a culturalmente e dos hábitos em grupos. Ao situá-la entre grupos minoritários, que sofrem preconceitos, defende a ideia da diferença em detrimento da anomalia e do desvio, pois os próprios surdos não se veem como deficientes ou anormais. Mesmo assim, a autora cede espaço, em sua obra, para as etiologias e graus da surdez, fala ponderadamente sobre os aparelhos auditivos e implante coclear. A partir do seguinte relato “... é estranho quando chamam o surdo de deficiente ou anormal, eu não me considero assim...” (Estados Unidos), a autora diz que diante disso podemos observar que a surdez é algo natural, uma vez construída positivamente dentro do grupo.
b) A acessibilidade é um direito inalienável de todas as pessoas com necessidades específicas. Em se tratando da deficiência física, como a tecnologia assistiva em suas diferentes modalidades pode favorecer o acesso as diferentes atividades de vida independente e autônoma?
Segundo estudos